terça-feira, 24 de maio de 2011

Programas sociais promovidos pela Guarda Municipal de Curitiba

Guarda Municipal de Curitiba
O Departamento de Promoção de Defesa Comunitária da Secretária Municipal da Defesa Social tem por objetivo promover e implementar ações de defesa das comunidades, voltadas para a melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Teatro de Fantoches
Objetivo
Teatro de Fantoches
Educar, conscientizar e minimizar a violência, promovendo a paz. As apresentações são realizadas em instituições públicas e privadas. Transmitindo as informações pelo lúdico, o Teatro de Fantoches apresenta peças com temas variados, que são: combate à violência, desarmamento infantil, higiene pessoal, trânsito, educação ambiental e peças direcionadas em datas comemorativas.

A meta é, junto com a escola e a comunidade, sensibilizar, educar e mudar conceitos através da diversão. Mais de 500.000 crianças e adultos assistiram as peças do Teatro de Fantoches.

Guarda Municipal Mirim
Criação

A Guarda Municipal Mirim (G.M.M.), fundada em 28 de outubro de 2004 é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de direito exclusivo da Secretaria Municipal da Defesa Social de âmbito municipal, de utilidade pública, de educação extra-escolar, que congrega a todos que dela participam.

Guarda Municipal MirimObjetivo

Propiciar às crianças e jovens inscritos no programa, condições para participarem de forma ativa e construtiva na sociedade, a fim de minimizar a exclusão social da comunidade e do bairro em que vivem.

Atualmente participam do programa 45 escolas da rede municipal de ensino.

Programa Novo Acorde
Objetivo
Novo AcordeConsiste em socializar crianças e adolescentes por meio da música, valorizando o trabalho em grupo e resgatando valores morais e culturais.

Metodologia

- Permite a qualquer pessoa que se disponha, estar ensinando música
- Os instrumentos musicais são fabricados com material reciclável
- Os facilitadores são capacitados através de uma oficina, para aprender a metodologia e confecção de instrumentos musicais.

Palestras Educativas
Objetivo
Palestras EducativasInduzir a uma nova consciência no que diz respeito à ética e cidadania, meio ambiente, despiche, trânsito, primeiros socorros, entre outras, conforme o tema sugerido.

Palestra é ministrada em instituições públicas e privadas.
Atende um público diversificado, entre pais, crianças e adolescentes.

Cidadão em Guarda
Objetivo
Promover a integração dos pais com os alunos participantes da Guarda Municipal Mirim no processo de construção da cidadania plena de seus filhos, através da participação ativa e construtiva na sociedade, estendendo este conceito para as demais famílias do entorno da escola.
Fonte:http://guardamunicipal.curitiba.pr.gov.br/

Nenhum comentário: