sábado, 31 de dezembro de 2011

  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
Durante todo o dia, nesta quinta-feira (22), 40 homens e 20 viaturas da Guarda Municipal reforçam a segurança na regional do Bairro Novo. A Operação Abafa, que teve início neste mês de dezembro, já havia passado pelas regionais Matriz, Cajuru, CIC e Boqueirão. “É um verdadeiro mutirão de segurança que coloca a Guarda nos pontos mais vulneráveis e de maior concentração de comércio de cada bairro”, explicou o superintendente da Guarda Municipal, Odgar Cardoso. No total, 200 homens estão envolvidos na operação de ronda e patrulhamento, que soma esforços às ações realizadas pelas polícias Militar e Civil.
O objetivo é inibir a ação de criminosos e transmitir confiança e segurança aos comerciantes e à população. Após a passagem da Operação Abafa, a Guarda mantém viaturas e homens nos locais destacados. “Embora a ação tenha tido início devido ao aumento na movimentação no comércio deste período, após o Natal ela continuará e em 2012 passará a fazer parte do cronograma da Guarda”, afirmou o superintendente. Segundo ele, as regionais Boa Vista e Santa Felicidade serão as próximas a receber a operação.
Atendendo a pedido de comerciantes da região do Sítio Cercado, o comando da Guarda definiu que quatro viaturas ficarão diariamente até as 22 horas nos arredores da Rua Isaac Ferreira da Cruz. “Nosso maior problema aqui é à noite. A presença da Guarda com certeza inibirá a ação de vândalos e criminosos”, comentou o dono da loja TKA Esportes, Anderson Tkatch.
Ao lado, na loja Tropical Modas, que tem o seu movimento de compras dobrado nesta época do ano, os funcionários também aprovaram a chegada da Guarda. “A operação é bem vinda, pois o risco de assaltos dobra junto com o movimento de clientes. Todo reforço na segurança é bem vindo”, disse o gerente Juliano Frison.
Mais segurança - A dona de casa Silvana Kaurtz Bezerra, mãe de dois filhos pequenos, mora no Sítio Cercado há mais de 20 anos. Ela comemorou a chegada da Operação Abafa. “Temos muitos problemas de segurança no bairro. Já aconteceram muitos assaltos no comércio e também em casas vizinhas. Estávamos aguardando este reforço na segurança”, disse.
O policial militar Alan Nilson dos Santos Mokdse e sua esposa Sandra também estavam satisfeitos. “Esta região é muito populosa, quase do tamanho de uma cidade, portanto a probabilidade de ocorrerem crimes é muito maior”, comentou Alan. O casal, que tem dois filhos, confessou que sentia muita necessidade de uma ação mais efetiva na segurança. “Há muito assalto e muita vadiagem por aqui”, explicaram.
Funcionária da Unidade de Saúde do bairro, Maria de Fátima de Moraes Toledo, chegou a abordar os homens da Guarda durante a operação para perguntar se eles iriam mesmo permanecer na região a partir de hoje. “Isso é muito importante para nós, é uma ótima notícia”, disse. Ela contou que, sempre que sai às ruas, leva apenas o documento de identidade e pouco dinheiro, com medo de assaltos.
Comércio aprova - Na avaliação do secretário da Associação de Comércio e Serviços da Região Sul de Curitiba (Comsersul), Carlos Mori, a ação preventiva que está sendo realizada é muito importante. “Por isso, apoiamos totalmente a operação que a Guarda Municipal faz aqui”, disse. Ele ressaltou que o trabalho que vem sendo realizado pelas polícias Militar e Civil também tem trazido bons resultados. “Toda ação de gere mais segurança é importante para nós”.
Ele informou que a região tem 14 mil estabelecimentos comerciais e contabiliza diariamente um fluxo médio de 20 mil pessoas. “Nesta época de Natal, o movimento aumenta em 50% e chega facilmente a 30 mil pessoas por dia”, explicou. Apenas no trecho mais movimentado da Rua Izaac Ferreira da Cruz, de aproximadamente três quilômetros, estão três mil pontos de comércio.
A regional do Bairro Novo abrange os bairros Ganchinho, Sítio Cercado e Umbará e tem uma população superior a 145 mil habitantes. Destes, 115 mil estão no Sítio Cercado.

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/guarda-municipal-faz-acao-integrada-no-bairro-novo/25433

Nenhum comentário: