sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Curitiba: Câmeras de segurança reduzem ocorrências na Água Verde

As ocorrências em algumas regiões do bairro Água Verde reduziram 95% depois da instalação de seis câmeras de segurança perto do cemitério. Os equipamentos foram instalados há quatro meses e ajudam principalmente a reduzir os roubos de carros na região.
“A eficiência das câmeras de segurança instaladas nos arredores do Cemitério da Água Verde superou nossas expectativas”, comenta o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain. Ele afirma que as ferramentas tecnológicas, como câmeras, têm grande valor quando usadas a favor da segurança.
“Até a Copa do Mundo da FIFA 2014, Curitiba terá 450 câmeras instaladas e temos a convicção de que elas nos ajudarão muito a conseguir uma redução significativa no número de crimes”, disse Chain.
Em novembro do ano passado, a Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Supermercado Condor, instalou o sistema que reforça a segurança no bairro Água Verde. Além das seis câmeras que vigiam as ruas no entorno do cemitério, a iluminação das quadras da região foi reforçada. “Com este sistema de monitoramento e nova iluminação, a Prefeitura atendeu um pedido da comunidade, que enfrentava problemas com furtos de veículos, roubos ou vandalismo”, disse o prefeito Luciano Ducci.
As imagens são monitoradas a partir de uma central implantada dentro do cemitério, que conta ainda com vigilância permanente da Guarda Municipal. Uma das câmeras implantadas tem alcance de 360 graus, podendo captar com nitidez o rosto de uma pessoa. Outras cinco câmeras fazem a cobertura de ruas ao redor do cemitério, como a avenida Água Verde e a rua Professor Assis Gonçalves.
Mais câmeras – A implantação de 450 câmeras de monitoramento como parte do sistema de segurança até 2014 será possível com recursos viabilizados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), parcerias público-privadas e com investimento próprio do Município.
O sistema de videomonitoramento operado pela Secretaria Municipal da Defesa Social conta atualmente com 116 câmeras em Curitiba e já atende as forças de segurança do Estado. Todas as imagens captadas pelas câmeras ficam armazenadas em uma central e podem ser usadas pelas demais forças de segurança, Ministério Público e Judiciário, na elucidação de crimes, condenações e busca por foragidos.

Nenhum comentário: