sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Guarda Municipal detém assaltante no Centro de Curitiba

Um roubo à mão armada na tarde desta sexta-feira (3), no Centro de Curitiba, acabou com a detenção do assaltante por homens da Guarda Municipal. Os guardas participam do segundo dia da Operação Abafa, na Regional Matriz.
“A ação confirma o sucesso da operação, que fechamos hoje com chave de ouro”, diz o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain. A operação teve início em dezembro e passou por todas as regionais da cidade.
O assalto foi no início da tarde, em uma farmácia na Praça Osório. Uma mulher com uma criança no colo teve a sua bolsa com todos os pertences roubada por um homem que portava uma faca. Rapidamente, ela pediu ajuda aos guardas que estavam na praça e rapidamente iniciaram uma busca na região. O assaltante foi detido pouco depois, na Praça Rui Barbosa. Após ser reconhecido pela vítima, ele foi encaminhado ao 1º Distrito Policial, onde está detido.
Apenas nesta quinta-feira, 80 pessoas foram abordadas por tráfico, uso de drogas e com mandado de prisão em aberto. Um homem com surto psicótico foi detido na Praça Eufrásio Correia. Usuário de drogas, ele tinha alvará judicial para internamento e foi encaminhado ao Centro Municipal de Urgências Médicas do Sítio Cercado.
Operação Abafa - Participam da Operação Abafa na Regional Matriz 70 homens da Guarda Municipal, 24 viaturas e dez unidades móveis. A operação reforça a segurança do Centro da cidade.
“O objetivo principal é inibir a ação de criminosos e transmitir confiança e segurança aos comerciantes e à população, trazendo mais tranqüilidade”, afirmou o secretário da Defesa Social.
Chain explicou que as 116 câmeras instaladas na cidade, das quais 43 estão no anel central, permitem o vídeo-monitoramento constante por uma central de inteligência, o que aponta em tempo real os pontos mais vulneráveis.
“Assim que as câmeras localizam atitudes suspeitas, a informação é imediatamente repassa às equipes táticas, que se dirigem aos locais apontados”, explica o secretário.
O secretário enfatizou também a importância da participação e apoio da população para garantir o sucesso das ações. “Pelo fone 153, recebemos denúncias 24 horas por dia e isso nos ajuda muito a monitorar a cidade”, afirmou Chain.
Após a passagem da Operação Abafa, a Guarda mantém viaturas e homens nos locais destacados. “A partir do dia 22 de fevereiro, terá início uma nova operação nas regionais, que reforçará a segurança durante uma semana consecutiva em cada ponto”, antecipa o diretor da Guarda Municipal, Odgar Cardoso.
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário: