sábado, 31 de março de 2012

Guarda Municipal prende pichadores no centro de Curitiba


Dois pichadores foram detidos pela Guarda Municipal no Centro da cidade, na noite de quinta-feira (29). Eles foram flagrados pelas câmeras de monitoramento quando pichavam fachadas de estabelecimentos comerciais na região da Praça Tiradentes. Os infratores foram encaminhados à Delegacia do Meio Ambiente, onde assinaram termo circunstanciado e pagaram multa.

O guarda municipal Bastos, que participou da operação, enfatizou a importância das câmeras como ferramenta que ajuda a combater e evitar crimes, especialmente em áreas de grande circulação de pessoas, como a região central da cidade. São 116 câmeras instaladas na cidade, das quais 43 estão no anel central.

As câmeras, permitem o videomonitoramento constante por uma central de inteligência, o que aponta em tempo real os pontos mais vulneráveis. 

As denúncias contra pichadores em Curitiba feitas para o número de telefone 153 aumentaram mais de 650% nos últimos nove anos, segundo dados da Guarda Municipal. Em 2011 foram feitos 714 registros da ação, com 199 infratores detidos em flagrante. Em 2002, houve 82 registros. Desde o início de 2012, já foram registradas 193 ações de pichadores, com 48 detenções em flagrante.

O crime de pichação é previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais. Quem é flagrado cometendo o delito paga multa administrativa de R$ 714,20. Além da multa, se os infratores forem menores de idade cumprem pena alternativa. Os maiores são encaminhados à delegacia do Meio Ambiente e ao Juizado Especial Criminal, além de ficarem impedidos de participar de concurso público municipal pelo período de dois anos.


Nenhum comentário: