sexta-feira, 6 de julho de 2012

Alto da Glória e Av. Brasília no Xaxim recebem câmeras de monitoramento

principal

Moradores e comerciantes do Xaxim estão mais tranquilos. Já estão operando nos arredores da Avenida Brasília três novas câmeras e uma central de videomonitoramento, instalada no módulo da Guarda Municipal do bairro.

 Há alguns anos, a dona de casa Eloá Calvin não dorme enquanto um de seus filhos, que estuda à noite, chega.
“Agora estou muito mais sossegada. A instalação de uma câmera de segurança a poucos metros de casa nos traz muita tranqüilidade”, diz Eloá. Ela mora há 38 anos na região e conta que a instalação das câmeras era um anseio da população. “Estamos bem felizes e satisfeitos”.
Sua vizinha, a artista plástica Rosilda Mainardes, que mora há quase quatro décadas no bairro, também aprovou a novidade. “O mercado fica a duas quadras da minha casa e, em alguns horários, eu evitava ir até lá”, conta.
“Agora o meu trajeto será monitorado em tempo real pela Guarda Municipal, o que dá muita tranquilidade”, comenta. “Tenho certeza que a presença das câmeras irá inibir assaltos e furtos.
As novas câmeras tem tecnologia moderna, com visão noturna e com abragência de 360 graus. As centrais de monitoramento tem imagem e som 100% digital.

Já no Bairro Alto da Glória  três câmeras serão instaladas no entorno da Igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. O equipamento, monitorado em tempo real pela Guarda Municipal, ajudará na segurança da região.
O edital de licitação das câmeras foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira (5). O pregão eletrônico acontecerá no dia 18 de julho e o nome do vencedor do processo deverá ser conhecido até o fim deste mês. A partir da assinatura do contrato, o prazo para instalação é de 60 dias. O valor aproximado do investimento é R$ 95 mil.
Às quartas-feiras, quando há novena na igreja e jogos de futebol do Estádio Couto Pereira, 100 mil pessoas chegam a circular pelo local. “Essa medida irá nos ajudar muito”, disse o padre Primo Aparecido Hipólito, há 15 anos na igreja do Alto da Glória. “As câmeras irão inibir possíveis roubos de carros, furtos, atos de vandalismo e consumo de bebidas alcoólicas e de drogas”, afirma.
O padre conta que nas missas de domingo a igreja costuma atrair aproximadamente quatro mil fieis. “Nos outros dias da semana, mantemos a média de 2,5 mil pessoas nas missas e, nas novenas de quarta-feira, o público ultrapassa os 40 mil fieis”, explica.
Segundo ele, quando no mesmo dia há jogo de futebol no Estádio Couto Pereira, em frente à igreja, o fluxo na região chega a 100 mil pessoas. “As câmeras irão ajudar a melhorar a segurança da igreja, do estádio, do cemitério ao lado e dos prédios da região”, afirma.

Fonte:  http://www.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário: