segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Guarda Municipal já está no cinturão de segurança da Capital


A Guarda Municipal de Curitiba já atua no cinturão de segurança da região central de Curitiba desde domingo. Mais de 30 homens , 15 viaturas e oito motos participam do cinturão de proteção policial em diversos pontos da região central, como praças e terminais. A ação faz parte do projeto do Governo do Estado que prevê a reestruturação da segurança pública na cidade, anunciado na semana passada pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.
O cinturão de segurança abrange desde a Praça do Expedicionário, na Ubaldino do Amaral, passando pela Praça 29 de Dezembro, Ruínas do São Francisco, Rua Dr. Muricy, Alameda Cabral, Rua XV de Novembro, Praça Santos Andrade, Praça Osório, até os terminais Guadalupe e Rui Barbosa, além da Praça da Ucrânia, Praça da Espanha e Praça do Japão.
Atualmente, a Guarda Municipal de Curitiba conta com 1.618 homens, que atuam em todas as regionais da cidade. O efetivo atua em escolas municipais, creches, postos de saúde, praças, bosques, parques, armazéns da família, no transporte coletivo e demais equipamentos da Prefeitura Municipal de Curitiba, visando a proteção da população, dos bens, serviços e instalações, através do trabalho preventivo.

“Haverá trabalho conjunto de policiais militares, civis e guardas municipais, para atender uma região muito frequentada por moradores e turistas”, explicou Almeida Cesar.
O comandante interino da Guarda Municipal de Curitiba, Sicarlos Pereira Sampaio, informou que a corporação municipal irá reforçar o cinturão policial com homens, viaturas, módulo móvel e atuação do Grupo de Operações Especiais (GOE). Ele explicou que as ferramentas tecnológicas, como câmeras e centrais de monitoramento, têm sido muito úteis no combate à violência, especialmente na região central. Atualmente, Curitiba conta com 128 câmeras em operação, sendo 49 na área central.
O planejamento de ações para melhorar a segurança na capital inclui também a implantação de 75 módulos móveis na cidade (um para cada bairro), que deve começar nos próximos meses, e a consolidação das Unidades Paraná Seguro (UPS). Atualmente são sete unidades de policiamento comunitário na capital, espalhadas pelos bairros do Uberaba, Parolin, Cidade Industrial de Curitiba e Sítio Cercado. Até o fim do ano, Curitiba terá mais três UPS.

Fonte:  http://www.bemparana.com.br

Nenhum comentário: