sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Guarda Municipal reforça a segurança no centro de Curitiba


A região central, que concentra comércio e atrações de Natal, terá a segurança reforçada pela Guarda Municipal de Curitiba a partir de amanhã. Durante o mês de dezembro, o trecho entre as praças Osório e Santos Andrade, terá ronda permanente de 28 homens. O local inclui lojas, feiras e diversas atrações natalinas.
“Nosso objetivo é aumentar a segurança dos moradores e turistas que estão fazendo compras ou participando dos eventos que acontecem pela cidade”, explica o coordenador da Guarda Municipal de Curitiba, Sicarlos Pereira Sampaio. A operação reforçada prossegue até o Natal, diariamente, com ênfase no horário entre 10 e 22 horas. Os homens estarão principalmente nas áreas de maior concentração comercial e aglomeração de pessoas.
Além do reforço na rondas, a região da Rua 15 também conta com as câmera de videomonitoramento. Apenas na região central, há 49 em funcionamento. No total, são 171 equipamentos na cidade. Até fevereiro de 2008, Curitiba contava com apenas 14 câmeras de videomonitoramento instaladas ao longo da Rua 15 de Novembro, na região central. Cada câmera, monitorada em tempo real por uma central de controle, vale pelo trabalho de vigilância de pelo menos oito homens.
Os equipamentos fazem parte do planejamento que prevê a instalação de 450 câmeras até a Copa do Mundo de 2014. “Apesar da segurança pública não ser uma atribuição constitucional dos municípios, Curitiba tem procurado atender de forma especial os anseios da população”, afirma o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain.
Além do eixo central, as câmeras de videomonitoramento já estão presentes em vários bairros de Curitiba. No segundo semestre deste ano, o Sítio Cercado ganhou um projeto pioneiro e exclusivo no Brasil. São 33 câmeras e uma central de monitoramento com tecnologia 100% digital de imagem e som. As novas câmeras tem mais riqueza de definição e uma capacidade maior de abrangência de imagens.

Os maiores beneficiados são os 120 mil moradores do bairro Sítio Cercado, um dos mais populosos de Curitiba. Localizado no Sul da cidade, o bairro tem aproximadamente 14 mil estabelecimentos comerciais, que contabilizam diariamente um fluxo médio de 20 mil pessoas. Apenas na região mais movimentada da Rua Izaac Ferreira da Cruz, num trecho de aproximadamente três quilômetros, estão três mil pontos de comércio.
A cidade conta ainda com várias centrais de controle operacional. São elas: um Centro de Controle Operacional (CCO), no bairro Sítio Cercado; um Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Câmeras de Curitiba (Cimec), na Praça Osório; e uma microcentral em oito das nove  núcleos regionais da defesa social  da cidade.

Nenhum comentário: