quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cada enxadada, uma minhoca!

Mais um desavisado cai nas mãos da Guarda Municipal de Curitiba. Após incansáveis abordagens, finalmente, Julio César dos Santos de 21 anos, é flagrado comercializando entorpecente na travessa Nestor de Castro, região central de Curitiba. Conhecido pelas equipes da Guarda Municipal, Júlio se desvencilhou por diversas vezes dos flagrantes, mas nesta quinta-feira, próximo das 00:30 da madrugada, foi detido com 10 pedras de crack e 190 reais em dinheiro trocado. O detido foi flagrado no exato momento em que vendia a droga para um usuário, que ao avistar a viatura, fugiu mas foi alcançado pela equipe de Guardas Municipais, composta pelo Supervisor GM Aparecido e GM Castro. Júlio Foi encaminhado ao CIAC-Sul, onde foi lavrado o flagrante de tráfico de drogas.
Nesta região atua uma rede de distribuidores e vapores, onde estes últimos andam com pequenas quantidades para fugirem do flagrante, ou em último caso, serem enquadrados como usuários, onde são só ouvidos e liberados pela autoridade policial.

Como Funciona essa rede?

O grande traficante  gerencia o negócio, enquanto os distribuidores utilizando-se de veículos próprios ou taxis, chegam no local com a droga, geralmente em horários em que a segurança está mais frágil por motivo de troca de plantões. Esse, entrega para outro, vários pacotes distribuídos em dez pedras cada um, que rapidamente são repassados aos vapores que as comercializam, pulverizando uma grande quantidade de droga em uma grande área do centro, dificultando as detenções, que ao menor sinal de perigo, abandonam ou engolem a droga. Na maioria das vezes, são utilizados menores e mulheres que carregam a droga nas partes íntimas ou na boca dificultando que seja encontrada a droga.
      Droga embalada em dez pedras por pacotes pronto para ser distribuída
   Droga e dinheiro encontrados com um vapor
O mais impressionante é a rapidez em que o advogado destes infratores são informados sobre a prisão de seus clientes, chegando muitas vezes junto com as equipes nas delegacias.
A maior dificuldade é a tipificação do crime, pois muitas vezes, pela organização da rede criminosa, falta elementos para a flagrancia.
Felizmente essa rede está perdendo, e as equipes da Guarda Municipal de Curitiba estão causando enorme prejuízo aos traficantes.

Nenhum comentário: