A Câmara de Municipal de Curitiba aprovou em primeira discussão, nesta segunda-feira (6), o projeto de lei que sugere a instalação de câmeras de seguranças em ônibus do transporte coletivo, estações-tubo e terminais. O projeto precisa passar por segunda votação e pela sanção do prefeito Luciano Ducci (PSB).
De acordo com o autor do projeto, vereador Juliano Borguete (PP), a medida vai beneficiar a cidade, com a diminuição da criminalidade, e os usuários do transporte coletivo. “Não acaba, mas inibe problemas como assalto, vandalismo e assédio sexual dentro dos ônibus”, afirmou o vereador. Segundo ele, o criminoso vai pensar duas vezes, já que sabe que está sendo filmado.
Borguete explicou que a instalação dos equipamentos, nos ônibus, será de responsabilidade das empresas, que venceram licitação para explorar o transporte coletivo na cidade. Nas estações-tubo e nos terminais, a responsabilidade será da prefeitura. Não existe uma estimativa de custos para o sistema
O projeto prevê ainda que as magens sejam transmitidas em tempo real dentro dos locais monitorados e, em alguns casos, para a região externa. Este trabalho seria feito pela Guarda Municipal, que hoje já vistoria outras câmeras espalhadas pela cidade, como a da Rua XV de Novembro.
Caso o sistema seja adotado pela capital, avisos informando a existência de câmeras deverão ser fixados nos locais monitorados. Banheiros, vestiários e demais áreas reservadas não terão as câmeras de segurança.
Fonte:http://g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário