sexta-feira, 29 de junho de 2012

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Curitiba entregou à população uma Central de Controle Operacional – CCO de videomonitoramento.
São cinco câmeras instaladas em pontos estratégicos do bairro, que irão auxiliar diretamente o trabalho realizado na região pela Guarda Municipal, além de uma câmera antiga que foi reativada com nova tecnologia. O investimento chega a R$ 148 mil.
“No próximo mês, a região ganhará outras 27 câmeras e uma central de monitoramento com tecnologia 100% digital de imagem e som, que estão em fase de implantação”, disse o prefeito Luciano Ducci. “Estamos avançando muito na segurança. Curitiba se torna cada vez mais uma cidade inteligente na questão do videomonitoramento”, afirmou.
No total, a nova CCO do Sítio Cercado terá 33 câmeras. O valor total do projeto é R$ 545 mil, viabilizado graças a um convênio firmado com o Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.
“Apesar da segurança pública não ser uma atribuição constitucional dos municípios, Curitiba tem procurado atender de forma especial os anseios da população”, afirmou o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Chain.
Ele explicou que cada uma das novas câmeras, que tem abrangência de 360 graus e  visão noturna, equivale ao trabalho de ronda de oito homens. Chain disse ainda que a CCO do Sítio Cercado, a primeira instalada fora da área central da cidade, é um projeto piloto.
“A previsão é que, a partir desta, cada uma das regionais tenha uma estrutura semelhante, com novas Câmeras e CCO”, informou Chain. O projeto para a Copa do Mundo da FIFA 2014 na área de segurança prevê um total de 450 câmeras instaladas em Curitiba até o mundial.

Segundo o secretário, a segurança eletrônica já provou o quanto é eficiente para inibir a criminalidade e desvendar os casos registrados. Atualmente, Curitiba conta com 116 câmeras de monitoramento, das quais 49 cobrem o Centro da cidade.
“Seja com investimentos próprios ou buscando parcerias com os governos estadual e federal para aplicação na área da segurança pública, o objetivo é proporcionar maior qualidade de vida a quem mora em Curitiba”, disse Chain.
As imagens captadas pelas câmeras de monitoramento ficam armazenadas em uma central e podem ser usadas pelas demais forças de segurança, Ministério Público e Judiciário, na elucidação de crimes, condenações e busca por foragidos.

As novas câmeras permitem mais riqueza de definição e uma capacidade maior de abrangência de imagens do que as atuais. Os equipamentos utilizam conectividade hibrida (rádio e fibra óptica) com intercomunicação dos locais monitorados com a Central de Operações e ainda uma possibilidade de operação via Tablet 3G.
A presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Sítio Cercado, Palmira de Oliveira, comemorou. “Este projeto vinha sendo trabalhado há quatro anos e teve total envolvimento da comunidade”, afirma. Ela conta que o Conselho acompanhou de perto todas as etapas do processo e ajudou a mapear as áreas onde há maior concentração de violência e que recebem as câmeras.
“Já constatamos uma melhoria na segurança a partir da interação entre a comunidade e o poder público”, informou Palmira. “Nos últimos tempos, devido às ações da Prefeitura na área de segurança, houve efetivamente uma diminuição nos índices de criminalidade no Sítio Cercado”, diz a presidente do Conselho.
O presidente da Associação de Comércio e Serviços da Região Sul de Curitiba (Comsersul), Adelsom Batista, confirmou. “Participamos do processo de escolha dos pontos mais vulneráveis e que deveriam receber reforço na segurança”, disse. “Estamos muito felizes com a concretização deste que era um pedido antigo dos moradores e comerciantes da região”, comentou Adelsom.
Fonte:  http://www.bemparana.com.br

Nenhum comentário: