Um encontro nacional de pichadores marcado pela internet para ocorrer neste final de semana em Curitiba acabou com a prisão de 30 pessoas na capital neste sábado (16). Após denúncia pelo telefone 153, a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Curitiba detiveram os infratores, dos quais 20 eram menores de idade.
Os pichadores estavam na região central da cidade, no Setor Histórico e na Rua Mateus Leme. Os infratores detidos foram encaminhados para Delegacia do Adolescente e também para a Delegacia do Meio Ambiente. Eles ficaram detidos até a vinda de um responsável, que recebeu uma multa administrativa de R$ 714,20.
Segundo o setor de inteligência da Guarda Municipal, outros 400 pichadores, que vieram de diversos estados, ainda estão na cidade participando da mobilização nacional. A Guarda Municipal informou que foi montado um esquema especial, reforçando a fiscalização nas ruas.
Durante esta semana, os jovens que foram detidos vão ser chamados a responder um processo junto a Vara da Infância, com o Ministério Público, podendo receber uma punição sócio-educacional.
Os adultos que participaram das pichações vão responder pelo crime de pichação, previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais. Eles também vão receber uma multa administrativa de R$ 714,20. Além destas punições, os envolvidos não poderão participar de concurso público municipal, pelo período de dois anos.

Fonte: jornal O Estado do Paraná - Luciana Cristo