segunda-feira, 18 de abril de 2011

Guardas Municipais expõem problemas na CMC

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba foi palco de uma bela explanação por parte de representantes da guarda municipal. Na tarde desta quarta-feira (13), o Sismuc, representando os guardas municipais, compareceu à tribuna livre para levar ao conhecimento dos vereadores a situação da guarda municipal, os problemas que os profissionais enfrentam e as principais reivindicações. 

O guarda e dirigente da comissão de negociação do Sismuc, Josoé Juliano de Oliveira, falou por mais de 15 minutos e foi ouvido pelos vereadores em total atenção. Juliano expôs alguns problemas que o guarda enfrenta no exercício da profissão. Citou locais de trabalho em que falta condição de trabalho, como o módulo do Jardim Botânico, em que uma porta servia de mesa; posto Ouvidor Pardinho, no qual o guarda está alojado dentro de um vestiário; e a sala improvisada debaixo de uma escadaria na Procuradoria do Município.  

Na ocasião também foi apresentado a questão da falta de efetivo e de equipamentos, principalmente na atuação em dias de jogos. Segundo Juliano, o guarda não tem condição de atuar em partidas de futebol, pois nem todos têm aparelhagem para este tipo de ação. 

Juliano explicou aos vereadores que há uma pauta de negociação e que inclusive há estudos para por em prática um plano de carreira. Lembrou os colegas mortos em trabalho e reafirmou o trabalho do guarda, não só como protetor do material público, mas da vida humana. “Não temos resposta concretas e sequer nos respalda em momentos de dor”, desabafou.

O guarda Roberto José respondeu especificamente sobre o papel do guarda. “Dentro do município ele (guarda) tem o papel de polícia.”, ressaltou. “Não simplesmente cuidar do patrimônio, mas da população”. 

 A presidente do Sismuc, Marcela Bomfim, aproveitou a oportunidade para ressaltar que as busca por melhorias é legítima e que os guardas precisam de valorização, pois sequer tem direito à vale alimentação. 

Vereadores
Os vereadores, de forma unânime, ouviram as palavras e as reivindicações dos guardas e a iniciativa e cumprimentaram a iniciativa do vereador Algaci Túlio em levar os guardas municipais para a tribuna. Vereadores pediram a palavra, solidarizaram e indicaram apoio ás causas dos guardas. 

O vereador Emerson Prado (PSDB) foi aplaudido por um grupo de guardas que acompanhavam a sessão. “A luta é justa”, enfatizou. “É justíssima”. Prado parabenizou a ação da categoria e disse ser favorável ao plano de carreira. 

“A guarda, ale do patrimônio está defendendo o maior patrimônio que é a vida”, reforçou a vereadora Noemia Rocha (PMDB). Noemia também disse apoiar a criação de um plano de carreira e melhorias para categoria.

Julião Sobota (PSC) parabenizou os guardas e como líder de torcida disse ser um parceiro. Lembrou do trabalho da categoria nos dias de jogos e no enfrentamento contra o vandalismo. “Da minha parte só tenho o que agradecer”, disse.

Nely Almeida (PSDB) e disse ter testemunhado a situação precária que alguns guardas trabalham. 

A vereadora Professora Josete (PT), questionou sobre o processo de negociação e o que a prefeitura tem apresentando. 

Pedro Paulo (PT) levantou a questão sobre como está o andamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). E fez a proposta para um seminário, em que possa ser debatida a lei do desarmamento na qual haja participação da guarda. 

Tito Zeglin (PDT), Denilson Pires, Juliana Reis (DEM), Serginho do Posto (PSDB), entre outros, solidarizaram com a causa dos guardas. 

Agradecimento
O guarda e dirigente do Simuc, Diogo Monteiro, fez questão de agradecer a oportunidade a todos os vereadores pela iniciativa. “Agradecimento especial ao presidente da comissão de segurança da Câmara, o vereador Algaci Túlio e ao Pedro Paulo, que participou de uma assembleia onde fez um convite formal para os guardas participarem da reunião de comissão de segurança. 
 Texto: Imprensa Sismuc/Fotos: André Rodrigue

Nenhum comentário: